terça-feira, 25 de julho de 2017

Shadow of the Moby Dick

     Shadow of the Colossus é sempre lembrado, além de sua qualidade técnica, pelos combates com criaturas enormes, os Colossus, e tal foi o impacto dessa grandiosidade que outros jogos se basearam nesta inovação e utilizaram-na, como foi o caso da saga God of War, com suas batalhas épicas. Os majestosos inimigos de todos estes jogos impressionam não só pelo seu tamanho, mas pela riqueza de detalhes, a ideia de superação de um obstáculo intransponível, o de um combate aparentemente desigual. Tal raciocínio é usado em vários jogos, inspirados por Shadow of the Colossus, assim como grandes pintores e escultores se espelharam e aprenderam técnicas com seus mestres e com suas inspirações artísticas. Porém, do mesmo jeito que o clássico de PS2, remasterizado para seus sucessores, serviu de inspiração para outros jogos, também foi inspirado, pelo menos indiretamente, por uma outra obra completamente diferente quanto a forma: o livro Moby Dick.
     No grande romance de Herman Melville nos deparamos, com base na visão de Ishmael com o confronto com seres muito maiores do que um homem, as baleias. Mesmo sendo seres dóceis ou, pelo menos aparentarem, assim como vemos nos olhos de certos Colossus, seu poder destrutível é imenso precisamente por seu enorme tamanho. Um simples safanão ganha proporções monstruosas. Planos, estratégias, técnicas, muito esforço, ou se quiser chamar de estamina, são usados para vencer os leviatãs. É necessário achar o ponto fraco do gigantesco animal, algo descoberto após anos de experiência, para, com ataques frequentes, derrotar o imenso adversário.
     Por mais incrível que possa parecer tais batalhas nada se compara com o mais terrível e forte dos oponentes, aquele dotado não só de um poder destrutivo, mas, segundo o Capitão Ahab, uma ira incontrolável, a baleia branca Moby Dick. O colosso dos colossos, não só em termos de tamanho, mas em poder de destruição.
     Entretanto não são apenas estas semelhanças entre o clássico da literatura mundial e os games como Shadow of tthe Colossus e seus sucessores, pois, apesar de em ambas as situações, por meio do ambiente criado e pela sensação de desafio, gerarem aquela emoção, aquele sentimento de batalha e de conquista, o ímpeto de se lançar contra uma criatura absurdamente maior do que você e, aparentemente, invencível, temos, felizmente, a vantagem de não corrermos nenhum dano no mundo real e, também, não causamos mal a nenhum ser vivo, como as baleias. Podemos viver grandes aventuras sem causar dano a nada e nem ninguém e, de quebra, ganhamos muitas histórias para contar, lidamos com várias emoções, experimentamos sensações únicas. Ficção, você é linda!
     Seja nos jogos como Shadow of the Colossus, o pioneiro, como os que dele se inspiraram, assim como o feito pelos grandes artistas com seus mestres e de seu estudo, seja na literatura em meio à busca por óleo de baleia ao lado de Ahab e Ishmael, podemos enfrentar grandes adversários, seres gigantescos, com enorme poder destrutível em batalhas épicas e memoráveis. Vale a pena conhecer tanto os jogos como o livro assim como seus colossais personagens.
     Saudações gamers   
_________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é muito importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhorar a comunidade gamer do Brasil e o país como um todo. Com um simples clique, você nos ajuda muito e pode gerar grandes mudanças. Compartilhe nosso material e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
       Não conhece NADA sobre games? Fique tranquilo. Dê uma olhada na sessão tutorial de nosso site que explicamos o básico e, com o tempo, você pegará o jeito. Conheça este novo universo e sua relação com diversas áreas como arte, cultura, esportes e muito mais. Gosta destes assuntos? Então venha conosco.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site e realizar suas compras com segurança, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e muito seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário